julho 14, 2020

Do que se trata a Telemedicina ?

Afinal, do que se trata a Telemedicina ?

Desde o seu surgimento, essa área médica tem contribuído para avanços significativos, tornando a saúde acessível a qualquer hora, em qualquer lugar.

Seja para exames de rotina ou em situações de urgência, esse é um apoio decisivo, contribuindo para a prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, lesões e outras condições médicas.

O QUE É TELEMEDICINA?

Telessaúde é a realização de atendimentos em saúde à distância realizados com o auxílio das tecnologias da informação e comunicação. Essa modalidade de atendimento abrange diversos profissionais da equipe multidisciplinar.

Telemedicina é uma área da telessaúde que oferece suporte diagnóstico de forma remota, permitindo a interpretação de exames e a emissão de laudos médicos a distância.

Todo esse aparato contribui para a resolução de demandas comuns na área da saúde, como a carência de especialistas, o esclarecimento de dúvidas e a segunda opinião médica.

ASPECTOS LEGAIS:


Segundo define o Conselho Federal de Medicina na Resolução CFM nº 1.643/2002, essa especialidade representa o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Ofício 1756/2020 – CFM: O Conselho Federal de Medicina, por meio do Ofício CFM nº 1756/2020, em caráter de excepcionalidade e enquanto durar a batalha de combate ao contágio da COVID-19, reconheceu a possibilidade de utilização de telemedicina nos seguintes termos: a. teleorientação. b. telemonitoramento; e c. teleconsulta.

A Portaria 467 de 20/03/2020 – Ministério da Saúde define que em caráter excepcional e temporário, durante a situação de emergência e saúde pública de importância nacional, é possível realizar, no SUS e na Saúde Suplementar: a. Atendimento pré-clínico b. Suporte assistencial c. Consulta d. Monitoramento e. Diagnóstico.

BENEFÍCIOS DA TELEMEDICINA

São muitas as vantagens de contar com o respaldo da telemedicina, tanto para gestores e profissionais de saúde quanto para pacientes e a sociedade como um todo.

Armazenamento na nuvem: As plataformas ou portais de telemedicina permitem que os dados dos testes de diagnóstico e laudos sejam arquivados em um espaço restrito e seguro na Internet. 

Aumento da produtividade: A interpretação de exames é apenas uma das tarefas dos médicos especialistas, mas que pode ocupar boa parte de sua jornada de trabalho, através dessa modalidade o tempo de atendimento é otimizado, trazendo benefício para médico e paciente.

Ampliação das especialidades atendidas: Infelizmente, o Brasil é conhecido por desigualdades, que também atingem a área médica. Através dessa modalidade de atendimento, se tem acesso às mais diversas especialidades médicas.

TELEMEDICINA E ANS

A ANS decidiu adequar o Padrão de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS), com a inclusão de um novo tipo de atendimento: telessaúde. Não depende de alteração contratual para ficar em conformidade com as regras para celebração de contratos entre operadoras e prestadores de serviços, em especial aquelas dispostas nas Resoluções Normativas n° 363 e 364, de 2015. 

Para o atendimento durante a pandeia, é necessário prévio ajuste entre OPS e prestadores, através de qualquer instrumento como, por exemplo, troca de e-mail e troca de mensagem eletrônica no site da operadora que permita: a. A identificação dos serviços que podem ser prestados por aquele determinado prestador, por intermédio do tipo de atendimento telessaúde; b. Os valores que remunerarão os serviços prestados neste tipo de atendimento; e c. Os ritos a serem observados para faturamento e pagamento desses serviços.

TELEMEDICINA E O SUS

Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) poderão ter consultas virtuais nos postos de saúde da Atenção Primária, a partir do mês de Junho. A iniciativa permitirá que profissionais de saúde tenham acesso a uma plataforma para realização de consultas virtuais médicas, de enfermagem e multiprofissionais, no âmbito da Atenção Primária. O Consultório Virtual é mais uma das estratégias do Ministério da Saúde para diminuir a propagação do novo coronavírus e levar assistência à população, além de investir em soluções de telemedicina e telessaúde.

Com os serviços do TeleSUS, a população pode receber atendimento e tirar dúvidas sobre os sinais e sintomas da COVID-19 sem sair de casa. Com o Consultório Virtual da Saúde da Família os pacientes poderão dar continuidade ao acompanhamento de condições crônicas e outros problemas com as equipes que já os conhecem e com quem tem forte relação de cuidado. 

REFERENCIA:

Manual Telessaúde em Atenção Domiciliar. São Paulo, Abril de 2020. Nead.

Telemedicina como funciona, benefícios, legislação e normas no Brasil. Dr Jose Aldair Morsch, 6 de Fevereiro de 2020. Acesso em: <https://telemedicinamorsch.com.br/blog/telemedicina>. Acesso em 19 de maio de 2020.

Leave a comment