Uma dúvida muito comum no dia a dia das farmácias é sobre o aumento da pressão arterial (PA) causada pelo uso de medicamentos anti-inflamatórios, mas até onde isso é verdade? Os anti-inflamatórios realmente aumentam a PA? Para responder essa pergunta vamos começar falando sobre os AINES.
Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), como o próprio nome já diz, são uma classe de medicamentos que agem sobre processos inflamatórios no organismo, de forma bem simplificada podemos dizer que os processos inflamatórios surgem quando há um aumento na produção de uma substância chamada de PROSTAGLANDINA, ela é gerada através da ação de uma enzima chamada CICLOOXIGENASE (COX). Os anti-inflamatórios agem bloqueado a ação dessa enzima COX, ou seja, sem COX há menor produção de PROSTAGLANDINA e menos estímulo para ocorrer inflamação.
Por outro lado, apesar de serem produzidas em grande quantidade pelo nosso organismo no processo inflamatório, as PROSTAGLANDINAS não são vilãs, elas tem papel importantíssimo no funcionamento e proteção do nosso organismo entre elas a vasodilatação, que é o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos, facilitando a passagem do sangue e é aqui que temos a reposta para nossa pergunta, como os anti-inflamatórios inibem a produção de prostaglandinas que tem papel importante na vasodilatação, sem elas, acontece exatamente o contrário, acontece a vasoconstrição que é o estreitamentos dos vasos dificultando a passagem do sangue, logo a resposta é sim, eles causam sim um aumento da PA em pessoas normotensas e hipertensas.
Portanto, apesar de serem drogas muito usadas e relativamente seguras, elas estão longe de ser isenta de complicações, o consumo sem indicação médica ou por longos períodos pode provocar consequências graves, então se você é hipertenso consulte o médico ou farmacêutico antes de fazer uso de qualquer anti-inflamatório.
REFERÊNCIAS:
- Laine, Loren. “Gastrointestinal effects of NSAIDs and coxibs.” Journal of Pain and Symptom Management 25.2 (2003): 32-40.
- Solomon, Daniel H. “Nonselective NSAIDs: Overview of adverse effects.” (2020).