Uma das coisas que mais tornam o nosso dia produtivo é a qualidade do sono. No mudo moderno devido à uma vida altamente estressante, alimentação inadequada, uso em excesso de aparelhos eletrônicos a qualidade do sono é fortemente afetada. Esses fatores afetam a vida de muitos brasileiros e faz a procura por medicamentos não controlados que auxiliam o sono aumentarem significativamente.
No mercado existem algumas opções de medicamentos naturais e suplementos que são uma opção antes de buscar medicamentos sujeitos a controle especial. Abaixo, três opções de produtos usados com bastante efetividade:
Valeriana officinalis: A valeriana é uma planta medicinal frequentemente utilizada como um remédio natural para ajudar a promover o sono e aliviar a insônia, suas raízes são usadas para fazer suplementos e chás de valeriana. Seus compostos ativos, como ácido valerênico e valepotriatos, possui tenham propriedades calmantes e sedativas, que podem ajudar a reduzir a agitação e promover o sono. Pode se consumir em forma de extratos líquidos, xás e capsulas. A administração deve ser feita cerca de uma hora antes de dormir.
Passiflora incarnata: Essa fitoterápico age no sono devido aos compostos presentes em sua composição, como os flavonoides e os alcaloides. Essas substâncias interagem com o sistema nervoso, produzindo efeitos relaxantes e calmantes. Além disso, a Passiflora também pode ter propriedades ansiolíticas, ou seja, pode ajudar a reduzir a ansiedade e o estresse, que muitas vezes são fatores que interferem na qualidade do sono. Ao aliviar a ansiedade, a planta pode ajudar a relaxar o corpo e a mente, facilitando o adormecimento e a manutenção do sono durante a noite.
Melatonina: A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano, principalmente pela glândula pineal, localizada no cérebro. Ela desempenha um papel crucial na regulação do ciclo sono-vigília. A suplementação de melatonina em forma de comprimidos ou outros produtos pode ser benéfica para algumas pessoas que têm dificuldade em adormecer ou em manter um sono regular. Aqui estão alguns benefícios potenciais da melatonina para o sono: redução do tempo para dormir, regulação do ritmo circadiano: ajustando o relógio interno do corpo, facilitando a sincronização do ciclo sono-vigília e promovendo um sono mais regular e auxilia em casos de Jet lag (descompensação horária) ao viajar para fusos horários diferentes pode ser muito útil para pessoas que trabalham em turnos noturnos, ajudando a regular o sono durante o dia.
Todos esses produtos devem ser tomados com orientação de um profissional. Fica a dica também para você praticar a higiene do sono, ter um horário fixo, para dormir, evite os dispositivos eletrônicos pelo menos duas horas antes de ir dormir, faça exercícios físicos diariamente e prepare um jantar leve ao entardecer.