O cateterismo vesical (cateterismo das vias urinárias) tem como objetivo o esvaziamento direto da bexiga através de um cateter. Pode ser feito o cateterismo de alívio (forma intermitente) ou o cateterismo de demora (de longa permanência).
As indicações para o cateterismo vesical de alívio são variadas, como por exemplo: Bexigoma: para esvaziar o conteúdo vesical pontual; Análise de urina: coleta de urina estéril; Pré-operatório: esvaziar a bexiga quando necessário; Pós-operatório: quantificar diurese pós-cirúrgica ou evitar retenção urinária; Administração de medicamentos intravesicais.
A sonda padrão é a de Nélaton, que possui ponta romba, garantindo uma boa flexibilidade e menor chance de causar pequenos traumas e lesões no paciente, além dessa sonda, existem cateteres hidrofílicos, que possuem revestimento que, com a adição de água, torna possível a inserção praticamente sem fricção e a remoção do cateter sem o uso de um gel lubrificante. Os cateteres hidrofílicos podem ajudar a reduzir o risco de infecções do trato urinário, reduzindo o trauma na mucosa uretral.