março 20, 2023

Bexiga neurogênica

A bexiga neurogênica é a falta de controle da bexiga devido a um problema nervoso como acidente vascular cerebral, lesão da medula espinhal e tumor.

Os principais sintomas são a perda de urina incontrolável (incontinência urinária)

É feita cateterização da bexiga, exames de imagem e outros exames para medir o fluxo de urina.O tratamento visa o esvaziamento periódico da bexiga (por exemplo, por cateterização).

Vários músculos e nervos devem trabalhar juntos para que o corpo controle a micção.

Causas comuns incluem AVC, dano ou lesão da medula espinhal, esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença de Parkinson, esclerose múltipla, neuropatia diabética e lesão nervosa causada por cirurgia pélvica.

O sintoma principal é a incontinência urinária. As pessoas continuamente liberam pequenas quantidades de urina. Os homens tendem a ter disfunção erétil. Algumas pessoas com bexiga neurogênica espástica também precisam urinar frequentemente, muitas vezes com uma necessidade urgente e a necessidade de levantar-se durante a noite para urinar.

As pessoas com bexiga neurogênica correm risco de infecções do trato urinário e cálculos no trato urinário, também correm o risco de desenvolver hidronefrose , quando a retenção de urina na bexiga causa o retorno da urina para os rins.

O tratamento imediato pode ajudar a evitar disfunção permanente e lesão renal. A cateterização ou técnicas para ativar a micção podem ajudar a evitar que a urina permaneça tempo demais na bexiga.

 Quando a urina fica retida na bexiga por tempo demais, a pessoa fica sob risco de infecções do trato urinário. Inserir um cateter na bexiga periodicamente é, normalmente, mais seguro do que deixar o cateter continuamente colocado. As pessoas são encorajadas a beber líquidos suficientes e a limitar o cálcio na dieta para evitar o desenvolvimento de cálculos.

Leave a comment