março 27, 2023

Varíola dos macacos

A VARÍOLA DOS MACACOS ou VARÍOLA SÍMIA apesar de ser chamada assim não veio inicialmente dos macacos, eles são tão vítimas quanto os humanos, o VÍRUS SÍMIA é um vírus que provavelmente infecta roedores na África e provavelmente infectou os macacos tornando-os hospedeiros acidentais. A VARÍOLA DOS MACACOS não é igual a VARÍOLA HUMANA que matou milhões de pessoas no mundo foi erradicada a 40 anos atrás graças a uma campanha global de vacinação, a varíola dos macacos é mais leve, e tem um potencial de mortalidade de 10% contra 30% da varíola humana.

TRANSMISSÃO:

O contato próximo com indivíduos infectados é a principal forma de propagação do vírus, a exposição a pele ferida, mucosa, gotículas respiratórias, fluidos corporais infectados e mesmo contato com roupas infectadas podem transmitir o vírus, quando as lesões cicatrizam as crostas que podem carregar o vírus se espalham pelo ar como poeira que pode ser inalada  

SINTOMAS:

Há um período de incubação de 7 a 14 dias, passado esse tempo se iniciam os sintomas que são parecidos com os sintomas da gripe como febre, calafrios, exaustão, dor de cabeça, franqueza muscular e inchaço nos gânglios linfáticos, em seguida vem as erupções cutâneas que começam no rosto e se estendem por todo o corpo, são lesões dolorosas e cheias de líquido as vezes cercada por círculos vermelhos que cicatrizam e desaparecem no período de 2 a 3 semanas.

TRATAMENTO:

O tratamento é de suporte e tratamento dos sintomas, visto que não existe medicamento específico para doenças. Existe vacina contra a varíola humana que pode ser usada para que a doença tenha sintomas mais leves e pode ser usada para conter o surto da varíola dos macacos.

REFERÊNCIAS:

  1. de Souza Morais, Julia Sampaio. “Varíola dos macacos: uma nova ameaça de epidemia com componentes de comportamento de intimidade física? Diante do contexto de uma possível epidemia e possibilidade de pandemia ocasionada pela varíola dos macacos, e esta pode ser uma patologia relacionada à transmissão sexual.” (2022).
  2. https://bvsms.saude.gov.br/02-6-variola-dos-macacos/#:~:text=O%20per%C3%ADodo%20de%20incuba%C3%A7%C3%A3o%20da,um%20laborat%C3%B3rio%20dinamarqu%C3%AAs%20em%201958. OMS

Leave a comment