março 27, 2023

Quais utensílios você precisa para administrar a dieta enteral

A alimentação enteral é indicada para pacientes que não conseguem se alimentar pela boca, ou, até mesmo aqueles que conseguem ingerir algo, porém, a quantidade ou a consistência do alimento é insuficiente para atingir as metas nutricionais.

Nesses casos, uma sonda (tubo fino e flexível) é colocada através do nariz ou boca, ou ainda, diretamente no abdômen do paciente. É através dessa sonda que o alimento é infundido até chegar ao estômago e intestino, para então ser digerido e absorvido.

Esse processo é simples, mas requer o uso de alguns utensílios básicos de apoio para que a administração da dieta ocorra adequadamente.

O FRASCO é um recipiente plástico próprio para dietas enterais, necessário para o porcionamento da dieta. Existem frascos de vários tamanhos (100ml/ 300ml / 500ml), vai depender do volume prescrito pelo nutricionista.

O EQUIPO é uma espécie de “mangueira” que vai conectar o frasco, contendo a dieta, até a sonda que está no paciente. Ele apresenta uma roleta que possibilita apertar ou folgar essa mangueira, de forma que a dieta goteje mais rápido ou mais devagar. Fora do corpo a dieta percorre através do equipo. Dentro do corpo o caminho até o estômago é percorrido através da sonda.

O SUPORTE é tipo um cabide, que permite manter o frasco da dieta suspenso, para que a gravidade force o gotejamento da dieta. É o mesmo sistema que vemos na administração de soros, por exemplo.  

A SERINGA é muito importante para administrar água e medicamentos na sonda. Sim! As sondas podem ser utilizadas para administrar remédios, porque se o paciente tem limitações para ingerir alimentos também terá para deglutir comprimidos e cápsulas. Essa seringa costuma ser maior, em geral de 20 – 60 ml.

Tendo todos esses utensílios, é totalmente possível a administração da dieta enteral.

Leave a comment