Para o paciente oncológico enfrentar uma cirurgia é necessário que haja um preparo do seu organismo para diminuir riscos de complicações. A terapia nutricional que precede a este momento do trauma é denominada imunonutrição, que além de ofertar calorias e proteínas, traz uma quantidade adequada de imunonutrientes que proporcionarão benefícios importantes ao paciente.
Nas cirurgias de médio e grande porte, há ainda índices elevados de complicações no pós-operatório, chegando até a 40%. Logo, cirurgiões, sociedades de cirurgia e envolvidos tem buscado minimizar esses números, aderindo a diretrizes consolidadas como o Projeto ACERTO, e dentro dessas medidas temos endossado os benefícios do preparo imunológico.
Muitos estudos apontam redução de até 60% das complicações infecciosas, além da melhora na cicatrização, redução de tempo na internação hospitalar e redução de custos.
Para que o benefício da ingestão dos nutrientes responsáveis por uma melhor modulação da resposta inflamatória possa melhorar a função imune, é necessário que sejam ofertados na dose e no momento correto ao paciente. Arginina, nucleotídeos e ômega 3 juntos, formam a combinação na qual a literatura cientifica comprova há décadas seus benefícios a resposta imunomoduladora.
A arginina apresenta benefícios metabólicos e é o principal combustível das células T, onde estas têm funções imunológicas importantes. A arginina também participa do processo de cicatrização por ser precursor da hidroxiprolina. O ômega 3 está envolvido na redução da inflamação, modulando a resposta imunológica e os nucleotídeos são essenciais para formação de novas células.
O ideal seria o consumo de 500 ml a 1 litro dessa combinação por dia, durante 5 a 7 dias antes e após a cirurgia, podendo ser por via oral ou enteral. E a oferta dos imunonutrientes é indicada independente do estado nutricional atual do paciente para cirurgias de médio a grande porte.
REFERÊNCIAS
Aguilar-Nascimento JE, et al. ACERTO project: outcome evaluation after the implementation of a Multidisciplinary protocol of
peri-operative care in general surgery. Rev Col Bras Cir. 2006;33(3):181-8. 23
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2020: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. – Rio de Janeiro: INCA, 2019.