Para uma alimentação saudável a palavra chave é equilíbrio. Para que isso ocorra é necessário o consumo em quantidade e qualidade de alimentos, como carboidratos, gorduras de boa qualidade, fibras, vitaminas, minerais e as proteínas, que é quem tem a função de regular, construir e imunizar.
As proteínas participam e/ou são responsáveis pela formação da maioria das células do corpo, estão presentes nos movimentos de contração muscular, colaboram com a produção de hormônios, fazem parte de reações químicas necessárias para o funcionamento do organismo e os nossos anticorpos são proteínas que atuam no sistema de defesa, o sistema imunológico.
Além de tudo isso, as proteínas estão envolvidas no sistema nervoso, formando neurotransmissores e são responsáveis pelo transporte de oxigênio e de alguns nutrientes.
Consegue-se ingerir proteínas de diversas fontes, tanto de origem animal como vegetal. As fontes animais são as carnes em geral ( branca, vermelha, suinas, peixes e frutos do mar), temos ainda os ovos, leite e derivados, estes com uma biodisponibilidade maior. As fontes vegetais temos as leguminosas, oleaginosas, sementes, grãos e cereais.
Além de todos os benefícios já citados, a proteína ainda tem papel de proteger contra a perda de massa magra e mantem a taxa metabólica elevada. O consumo de proteína na vida adulta varia de 1,2 a 2,0g/kg/dia para um individuo, baseando-se em um dieta média de 2000kcal.