julho 8, 2021

Vitamina D e COVID

A vitamina D está em evidência nos últimos anos, justamente pela sua direta relação com a imunidade, o que faz com que a coloquemos em um indicativo de cuidados ao combate ao covid e a outras doenças, principalmente autoimunes.

 Em um estudo publicado recentemente no periódico JAMA Network, foi possível notar que a reposição dessa vitamina em pacientes está associada com a redução da incidência de infecções do trato respiratório.

Hoje, sabe-se que a vitamina D, possui funções além do raquitismo, funções essas que a permitem estar relacionada como a chefa do sistema imune. A vitamina D apresenta funções antimicrobianas, estando presente nas nossas mucosas, podendo combater vírus e bactérias, funcionando como uma barreira e evitando uma possível replicação viral. E ainda, tem a função imunorreguladora, estimulando reações imunes benéficas ao nosso organismo.

Uma publicação israelense examinou, em estudo populacional de 4,6 milhões de usuários do serviço médico público, os resultados de exames de vitamina D entre 2010 e 2019. Israel e seus colaboradores notaram uma relação altamente significante entre a prevalência de deficiência da vitamina D e a incidência de covid-19. Adicionalmente, eles perceberam um efeito significativo e protetor para aqueles que adquiriram suplemento de vitamina D em gotas líquidas nos últimos 4 meses.

Em outro trabalho, Maghbooli e colaboradores, no Irã, descobriram que, em pacientes com covid-19 e estado adequado de vitamina D, existe uma melhor regulação do sistema imunológico, caracterizada pelo aumento de linfócitos, porém, com redução de inflamação sistêmica e da gravidade da doença e mortalidade.

É importante frisarmos que a principal fonte natural de vitamina D é o sol, no entanto, é necessária exposição diária em horários em que haja maior incidência dos Raios UVB, por no mínimo, 20 minutos. Outra forma é a suplementação, orientada e prescrita por seu médico ou nutricionista em dosagens mínimas de pelo menos 10000UI para pessoas  maiores de 50kg, para se obter valores desejáveis, visto que na alimentação, teríamos que consumir doses elevadas dos alimentos fontes da vitamina para alcançar níveis que atendam ao sistema imune.

Por fim, apesar da forte relação entre o nível de vitamina D com melhores desfechos em pacientes com Covid 19, os estudos são recentes e fazem-se necessários outros mais robustos para que se confirme o efeito terapêutico da vitamina. 

REFERÊNCIAS

Israel A. et al. The link between vitamin D deficiency and Covid-19 in a large population. BMJ, 2020.

Maghbooli Z. et al. Vitamin D sufficiency, a serum 25-hydroxyvitamin D at least 30 ng/mL reduced risk for adverse clinical outcomes in patients with COVID-19 infection. PLoS ONE, 2020.

https://www.youtube.com/watch?v=1_TRKjwdQ94. Vitamina D “A Molécula da vida”

Leave a comment